Nossas bandeiras !



Para que o direito de ir e vir de todos sejam garantidos é preciso que o transporte coletivo seja entendido como um direito público essencial de toda a população. Não deve ser tratado como mercadoria, a mercê dos interesses lucrativos dos empresários.

Primeiramente defendemos que o serviço deve ser gerido e fiscalizado por quem utiliza o transporte público, a população e os trabalhadores rodoviários. Não confiamos na fiscalização dos órgãos competentes (SMTT) que muitas das vezes estão em colôio com as empresas de ônibus. Para isso, é necessária a criação de um Conselho Popular de Transporte, com ampla participação dos moradores dos bairros da Grande Aracaju, com a função de fiscalizar o serviço, definir as linhas, horários, números de ônibus, etc.

Defendemos também a Tarifa Zero no transporte, ou seja, o fim da tarifa de ônibus. O transporte deve ser custeado pelo poder público, como é a saúde e a educação pública, através da criação do Fundo Municipal de Transporte. Os recursos necessários para o custeio do transporte deverão vir do aumento de impostos das grandes empresas e bancos da nossa cidade, sem aumentar em nenhum centavo o custo para a população e trabalhadores.

Por fim, entendemos que o transporte não deve ser explorado por empresas privadas, que só pensam em obter lucros com a exploração da população e dos rodoviários. Defendemos a criação de uma empresa pública de ônibus, a ser gerida pelo Conselho Popular de Transporte.

Entendemos que só com essas medidas podemos alcançar um transporte coletivo público, gratuito e de qualidade, que atenda aos reais interesses da população e da classe trabalhadora da Grande Aracaju.


Chamamos toda a população da Grande Aracaju à se somar conosco numa grande campanha pela aprovação do projeto de lei que estabelece a Tarifa Zero em nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário