quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Apoio dos estudantes da Comunicação Social!

 
Moção de apoio ao Movimento Não Pago! 
Todo início de ano, a Prefeitura de Aracaju anuncia o aumento da tarifa do transporte público. Seu elevado aumento permite-nos refletir sobre a postura do Estado frente os direitos já legitimados pelo mesmo: ao invés de garanti-los, entrega a responsabilidade ao setor privado. Ou seja, transforma o que era direito em serviço, em mercadoria.
Para agravar essa condição, a juventude e a classe trabalhadora são obrigadas a utilizar ônibus em péssima condição. Dos 603 ônibus que compõem a frota em Aracaju, metade tem mais de sete anos - idade máxima permitida conforme lei municipal - e 1/3 da frota (205 veículos) tem mais de dez anos. Além da quantidade reduzida de veículos que não atende a demanda de usuários de transporte coletivo, acarretando nos costumeiros atrasos e em ônibus lotados. As famosas latas de sardinhas.
Mas o transporte público deve ser encarado como direito dos indivíduos utilizarem plenamente a cidade, de ir e virem. Inclusive para nós, estudantes, podermos ter acesso à educação é necessário que o poder público garanta o meio pelo qual iremos chegar até às escolas e universidades.
Por isso, o Coletivo Enecos Sergipe declara apoio ao movimento Não Pago, que desde o ano passado vem tocando luta na defesa de um transporte público, gratuito e de qualidade. Não apenas apoio, mas estaremos inseridos nas atividades, exigindo nossos direitos aonde eles devem ser garantidos: nas ruas.
Não Pago!
Coletivo Enecos Sergipe - Janeiro 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário