domingo, 21 de outubro de 2012

Cidade chinesa suspende tarifa de ônibus

October 14, 2012 por: admin categoria: notícias
por Xinhua, da Rádio Internacional da China

A megacidade de Chengdu, capital da Província de Sichuan, sudoeste da China, lançou na última quarta-feira (10) uma campanha com passagens gratuitas e desconto no preço da passagem de metrô da cidade, com o objetivo de encorajar as pessoas a escolher transporte público em vez de carros particulares.

Um porta-voz da companhia de transporte municipal público de Chengdu disse que a política de passagem de ônibus gratuita permanecerá em vigor até 30 de junho do próximo ano. Na quarta-feira, 33 linhas de ônibus se tornaram gratuitas, e o número aumentará para 44 até o final do mês.

Tarifa zero e rodízio

Em Chengdu, já tinha sido introduzido na segunda-feira (8) o rodízio de veículos, sistema adotado também em Beijing e algumas outras cidades chinesas para reduzir os congestionamentos.

Porém, pelo menos por ora, a restrição sobre os veículos e a política de suspensão da cobrança de tarifas de ônibus trouxeram novos problemas, gerando grandes multidões nas estações de ônibus e metrô.

Muitos usuários da Sina Weibo, popular serviço de microblog do país, reclamaram que não conseguiram pegar um ônibus de manhã: “Fiquei perdido hoje no caótico sistema de transporte público de Chengu”, desabafou um internauta.

O porta-voz da companhia de transporte público disse que a administração procurará melhorar os serviços com o aumento no número de veículos e de linhas de ônibus, além de outras medidas para atender à demanda excedente por transporte público.

A despeito das reclamações, internautas de outras cidades chinesas, como Nanjing, Ningbo e Shenzhen, pediram também a introdução desse tipo de incentivo em suas cidades.

Assim como outras cidades grandes chinesas, Chengdu enfrenta problemas sérios de engarrafamentos, especialmente durante os horários de maior movimento nos dias de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário