--
A passagem tem que aumentar sim!
… Afinal, as empresas de ônibus têm que ganhar mais dinheiro ora bolas.
Você deve achar estranho esse meu posicionamento, mas se você prestar atenção esse é o único motivo viável para que isso ocorra. Vou tentar exemplificar aqui em 5 pontos.
1- Aracaju é uma das capitais onde o modelo de ônibus é feito para que caibam mais pessoas em pé do que sentadas.
Ou seja, as empresas de ônibus devem comprar menos ônibus para poder levar uma quantidade cada vez maior de passageiros. E como se isso já não fosse um absurdo, elas nunca colocam ônibus suficientes nos horários de pico fazendo com que além de em pé, você viaje na porta.
As empresas ainda tem coragem de fazer campanhas para informar que os bancos são de prioridade dos idosos, deficientes e pessoas com crianças de colo. Putz! Mas é claro que são! Mal tem lugar para quem é preferencial imagine pros outros. Como todo respeito pelos mais idosos, mas há locais em que os velhinhos competem entre si por um assento porque não tem lugares suficientes.
Sem dúvida o lucro é o ponto principal desse tipo de ônibus.
2 – As empresas de ônibus estão retirando os cobradores aos poucos
Você já deve ter percebido que parte dos ônibus rodando em Aracaju têm somente o motorista fazendo o papel de dirigir o veículo e receber o dinheiro das passagens. Trocando em miúdos, as empresas de ônibus agora diminuem as despesas que têm com funcionários enquanto deixam sua viagem mais demorada.
Diminuindo despesas, aumentamos o lucro. Se a viagem das pessoas vai ser mais demorada ou se o motorista ficará sobrecarregado isso não problema. Creio que a única razão de não terem colocado esse modelo novo em todos os ônibus é porque elas precisariam comprar muitos ônibus novos.
3- As empresas de ônibus te dão Wi-fi de graça!
Mas Wi fi? Cara é uma coisa boa, moderna!!!
Sim, claro que é. Mas é inútil num ônibus aqui. Primeiro porque, como falei anteriormente a maioria das vagas no ônibus é para as pessoas viajarem em pé e as vezes na porta, então ficar fazendo malabarismo com smartphone/tablet ou netbook eh complicado eim?
Em segundo lugar, eu já tive meu celular roubado num ônibus enquanto este se encontrava no meu bolso no modo silencioso e entocado, imagine se eu estivesse que nem um zé mané acessando a internet. Acho que é menos perigoso colocar um placa de “roube este celular, ele tem wifi, dá pra vender por uma grana massa”. Por mim se tirarem o Wifi e colocarem um segurança nas linhas mais movimentadas tá ótimo. Caso não tenham notado, os assaltos relâmpados de ônibus têm sido frequentes.
Mas sim senhor Ademir, o que as pobres empresas de ônibus devem oferecer para melhor o serviço então seu reclamão…
Bem,
Se eles somente consertassem a cordinha que dá o sinal, que em alguns ônibus acaba logo depois do cobrador, já seria ótimo. E como o material utilizado nesse tal “cordinha” é corda de varal de roupa, acredito que não seria um investimento tão caro.
Eles podiam também, consertar ou completar as hastes de ferro onde nós nos apoiamos. Afinal, já que querem que viajemos a pé, pelo menos ofereçam algo onde possamos nos segurar. Como isto é um item básico, creio que não deva ser pedir muito que se conserte essa parte.
Por fim, ao invés do Wifi nos ônibus, podia-se muito bem consertar os telhados dos terminais de integração. Reformar? Não, não, calma, não vou pedir tanto, vocês provavelmente diriam que ia precisar de investimento do governo federal e tudo mais, mas só fazer uns consertos pontuais para que não se tome chuva dentro do terminal. Pra mim estaria ótimo e seria bem mais útil que o Wi-fi que não deve atender nem 20% do público que usa ônibus.
4 – Aracaju tem terminais de integração que permitem que você viaje por toda a gigantesca área metropolitana pagando apenas uma passagem
Man, a área metropolitana de Salvador é mais de 4 vezes maior que a de Aracaju e no terminal de Mussurunga (lá em SSA) eu consigo pegar ônibus para qualquer canto da cidade, e ainda mais, esse é um terminal de integração! Se eu pegar um ônibus até lá posso pegar um segundo sem pagar outra passagem!!! Que incrível, até parece Aracaju!
Ok ok, é bem verdade que isso não acontece em todos os terminais como em Aracaju, mas é uma demonstração que aqui não é o único local onde isso ocorre. E pelo amor dos deuses, não venha me dizer que pelo terminal de integração atender a Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro a área de Aracaju aumenta a proporções de metrópole torando o transporte mais caro! Poderia até ser verdade se… Em São Cristóvão os ônibus não fossem somente até o Eduardo Gomes, na Barra dos Coqueiros não fossem apenas até o centro (e muito demoradamente até a Atalaia Nova), e em Socorro não fossem apenas até os conjuntos mais próximos de Aracaju. Vocês simplesmente estão aproveitando as pontes construídas e fazendo integração somente até os conjuntos ou bairros bem próximos de Aracaju com grandes quantidades de pessoas que vem todos os dias pra cá. Vocês não fazem isso por querer diminuir as despesas aos cidadãos, só não querem perder dinheiro pra Coopertalse e táxis lotação já que a quilometragem seria a mesma de rodar somente em Aracaju.
Além disso, em São Paulo não há terminais de integração, mas existe uma coisa chamada Bilhete Único, onde você não precisa pagar novamente uma segunda passagem se ela for utilizada num intervalo de 3 horas. Bem, pra mim isso é ainda melhor um terminal de integraçao aqui em Aracaju pois digamos que você tem que resolver algo bem rápido no centro, você sairia de casa pegando seu ônibus as 8 e chegando lá as 9 estourando, resolvia o que tinha fazer, tomava um sorvete sem pressa e pegava o ônibus da volta as 10:30. Ia e voltava pagando apenas UMA PASSAGEM! Ou seja, a depender do que se queira fazer na rua, esta é uma solução até 50% mais barata para o cidadão!
Para fazer isso, nós precisaríamos de uma infra-estrutura para implantar tal sistema. Mas espere, os cartões magnéticos e os leitores de digital onlines que já colocamos em todos os ônibus e terminais já são essa infra-estrutura. E nem venha dizer que eles não são sincronizados com limites de tempo pois se eu tentar passar a minha carteira de estudante mais de uma vez em um pequeno espaço de tempo o leitor acusa mesmo sendo outro ônibus.
5 – Por último, como em Aracaju não há concorrência das empresas de ônibus o preço das passagens deve aumentar sempre que o salário mínimo também o fizer.
Talvez seja apenas uma coincidência mas os aumentos de passagens de ônibus parecem estar ligados tanto ao aumento do salário mínimo como as férias escolares. Acho que os donos dessas empresas são os mais beneficiados pelos sucessivos aumentos dos salário mínimo.
Querendo ou não, como não há concorrência, o preço que estas empresas colocarem, nós seremos obrigados a pagar mesmo com aumentos mal explicados. O aumento do combustível é o motivo mais comum (e não o wifi), mas nos últimos 10 anos o combustível aumentou “somente” 47% enquanto o preço da passagem 178% no mesmo período. O segundo motivo seria o preço de materiais de manutenção ter aumentado, no entanto, é engraçado ver uma empresa de ônibus disponibilizando veículos velhos e sucateados para rodar na cidade e depois vê-la reclamar que gastam muito com consertos e manutenções. O ônibus em si já é um lixo cara! Claro que você vai gastar muito com manutenção. Compre um ônibus decente que isso se resolve, não é possível que taxistas comprem carros novos sem impostos e empresas de ônibus que fazem transporte público não tenham qualquer vantagem.
O terceiro motivo do aumento aumento da passagem é o aumento do salário dos motoristas e cobradores mas esses aumentos só ocorrem depois de greves de ônibus, o que por sinal parece ser uma alegoria para justificar o aumento da passagem. Por fim, a desculpa derradeira das empresas de ônibus é que muitas pessoas estão usando o transporte público sem pagar.
Apesar de parecer estranho reclamar ao ver as palavras “público” e “sem pagar” na mesma frase, vamos continuar.
As empresas de ônibus reclamam que pessoas estão utilizando os ônibus sem pagar pois entram pelas portas de trás e por isso causam prejuízo. Como estas empresas são pobres desamparadas alguém tem de arcar com o prejuízo e nada mais justo do que os cidadãos assalariados. Mesmo aceitando essa desculpa de “somos incopetentes na execução de nosso serviço por isso precisamos aumentar a passagem“, o uso de cartões magnéticos com digitais, os seguranças e as câmeras colocados nos terminais (para impedir que alguém entre sem pagar, jamais para proteger em caso de assalto no terminal) devem ter diminuido muito tal prática.
Eliminando esse fator, o que leva a crer que o faturamento das empresas de ônibus está diminuindo é a concorrência ou você não prefere pegar um táxi lotação ao invés de pegar um ônibus lotação? Como andar de ônibus é ruim pacas, pegar um táxi e poder ir sentado até em casa (mesmo na companhia de mais 3 estranhos) é mais agradável e tem muita gente que prefere esse transporte.
PORTANTO EMPRESAS DE ÔNIBUS, NÃO PRECISAM DAR DESCULPAS, ENTENDEMOS QUE A PASSAGEM DEVE AUMENTAR PARA QUE VOCÊS POSSAM TER UM MAIOR LUCRO.
E PREFEITURA DE ARACAJU, JÁ QUE ESTE É UM SERVIÇO PÚBLICO ONDE A TRANSPARÊNCIA É ALGO PRIMORDIAL, SERIA MUITO INTERESSANTE QUE AS PLANILHAS DE CUSTOS ELABORADAS PELAS EMPRESAS FOSSEM DIVULGADAS PARA QUE POSSAM SER AVALIADAS POR TODOS E NÃO SOMENTE APROVADAS POR QUEM TALVEZ DESEJE PATROCÍNIO PARA A CAMPANHA POLÍTICA DESTE ANO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário