quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Manifesto em defesa do transporte público

Manifesto em defesa do transporte público
por: Frente em Defesa do Transporte
Reunião do dia 01/02 da Frente em Defesa do Transporte
O alto valor das tarifas de ônibus afeta em muito os usuários do transporte público, que destinam grande parte do seu orçamento para ter acesso a um serviço de péssima qualidade. A taxa de elevação da tarifa vem se dando acima da inflação e muito mais acima do aumento da renda da população. Isso chega a ser tão grave que, conforme o IPEA, 37 milhões de brasileiros não utilizam o transporte público pois não conseguem pagar a tarifa, grave afronta ao direito básico de ir e vir garantido pela Constituição. Além disso, a restrição a esse direito restringe uma série de outros, pois sem a possibilidade de locomoção na cidade o cidadão é impedido de acessar a educação, saúde e outros serviços públicos, bem como o acesso à cultura e lazer, enfim o acesso à cidade.

A qualidade do transporte coletivo de Aracaju e das cidades da região metropolitana (Nossa Senhora do Socorro, São Cristovão e Barra dos Coqueiros) é bastante questionável, sobretudo quando relacionamos a elevada tarifa paga com o nível de eficiência, segurança, higiene e acessibilidade oferecidos pelas empresas de ônibus. Tal situação é agravada, ainda, pela omissão do Poder Público, que é conivente com o péssimo serviço prestado pelas oito empresas controladas pelos grupos Bomfim, Progresso e Halley. Se para nós usuários o sistema de transporte público é falido, para os empresários ele é muito lucrativo. A péssima qualidade do serviço tem contribuído para a fuga do transporte coletivo por parte da população, que recorre ao transporte individual aumentando a cada dia o número de carros e motocicletas nas ruas.

Diante disso, convidamos toda a população a se manifestar em defesa do transporte público. O transporte deve ser tratado como direito e não como mercadoria.



  Exigimos:
- Congelamento da tarifa, e auditoria dos custos da planilha;
- Cumprimento do Art. 241§ 1º da Lei Orgânica Municipal, que estabelece que o reajuste deve ser dado a partir de votação na Câmara de Vereadores;
- Elaboração do projeto de licitação com a efetiva participação da sociedade civil;
- Participação da sociedade civil na discussão sobre o plano de mobilidade urbana;
- Imediata substituição dos 205 ônibus com mais de 10 anos;
- Reformas nos pontos de ônibus e terminais;
 


Assinam o manifesto: 
Movimento Não Pago, SINDICAGESE, SINDIPETRO, SINDISocorro, SINDISERJ, CUT, CSP-CONLUTAS, Conselho de Segurança do Lamarão, Barricadas Abrem Caminhos, Intervozes, Levante Popular da Juventude, Geografia na Luta/UFS, ENECOS, ENESSO, ANEL, FEAB, FENED, CAEF/UFS, CACAM/UFS,DACS/UFS, CALEA/UFS , CASSMAGA/UFS, Conselho de Residentes/UFS, Grêmio 28 de março/IFS, Consulta Popular, PSTU, UJC/PCB e PSOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário